Ginecomastia é uma condição masculina resultante do aumento das glândulas mamárias. Estudos apontam que cerca de 60% dos homens adultos venham a apresentar ginecomastia em algum grau, desde a adolescência até a fase adulta.
A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações e pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.
As opções de anestesia incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Nos casos em que a ginecomastia é, principalmente, o resultado de excesso de gordura, somente técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas. Técnicas de excisão ou retirada são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. As cicatrizes variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente, mas na maioria dos casos localizam-se na própria aréola e apresentam excelente aspecto. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão associadas. Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e modelador elástico será usado para diminuir o inchaço e dar sustentação à região operada. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
O tratamento cirúrgico da ginecomastia apresenta excelentes resultados e pode devolver a autoestima e bem estar a você que se sente prejudicado por esse problema, agende a sua consulta e veja a melhor forma de tratamento para o seu caso.